Dermatologia Clínica

Dermatologia
Clínica

O que é a Dermatologia Clinica?

A dermatologia clínica é a área da medicina dedicada ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam a pele, cabelos e unhas, garantindo saúde e qualidade de vida.

O que trata na Dermatologia clinica?

Acne

O que é: Inflamação crônica dos folículos e glândulas sebáceas, que se manifesta como cravos e espinhas. Tratamento: Variável, podendo incluir uso de ácidos tópicos, antibióticos (orais ou tópicos) e, em casos graves, isotretinoína. 

O que é: Crescimento anormal e descontrolado das células da pele (Carcinoma Basocelular, Espinocelular e Melanoma). Tratamento: Remoção cirúrgica é a principal abordagem, complementada por tratamentos como criocirurgia, radioterapia ou quimioterapia, conforme o tipo e estágio. 

O que é: Infecção bacteriana grave da pele e tecidos abaixo dela, causando vermelhidão, inchaço, dor e calor. Tratamento: É uma emergência médica que exige uso de antibióticos, geralmente por via oral ou intravenosa, e repouso. 

O que é: Tipo de eczema que causa bolhas (vesículas) intensamente pruriginosas nas palmas das mãos e/ou solas dos pés. Tratamento: Uso de corticosteroides tópicos e emolientes, além de evitar fatores desencadeantes (como irritantes e umidade excessiva). 

O que é: Inflamação crônica que causa descamação (caspa) e vermelhidão em áreas oleosas da pele. Tratamento: Uso de xampus e loções com antifúngicos e/ou corticoides, além de sabonetes específicos para controle da oleosidade. 

O que é: Doença inflamatória crônica que causa ressecamento e lesões de eczema (vermelhas e com coceira intensa). Tratamento: Manutenção rigorosa da hidratação da pele e uso de medicamentos anti-inflamatórios (corticoides ou inibidores de calcineurina) tópicos ou sistêmicos. 

O que é: Processo natural potencializado por fatores como a exposição solar (fotoenvelhecimento), resultando em rugas, flacidez e perda de volume. Tratamento: Proteção solar, antioxidantes, retinoides tópicos e procedimentos estéticos (toxina botulínica, preenchimentos, lasers). 

O que é: Lesões lineares causadas pelo rompimento das fibras de colágeno devido ao estiramento rápido da pele. Tratamento: Cremes à base de ácido retinoico e procedimentos dermatológicos como microagulhamento, lasers e peelings para estimular o colágeno. 

O que é: Condição crônica que causa manchas escuras na face e outras áreas, agravadas pelo sol e hormônios. Tratamento: Proteção solar rigorosa, cremes clareadores (como hidroquinona) e peelings ou lasers para controlar o pigmento, sob supervisão médica. 

O que é: Infecções da pele, unhas e cabelos causadas por fungos. Tratamento: Uso de medicamentos antifúngicos tópicos (cremes, sprays) ou orais, dependendo da extensão e profundidade da infecção. 

O que é: Lesões benignas da pele. O perigo é a transformação em melanoma. Tratamento: A maioria não exige tratamento, apenas acompanhamento periódico (mapeamento de pintas) pelo dermatologista. Lesões suspeitas são removidas cirurgicamente para biópsia. 

O que é: Infecções bacterianas. O abscesso é acúmulo de pus e a foliculite inflama o folículo piloso. Tratamento: Antibióticos (tópicos ou orais) e, no caso de abscessos, pode ser necessária a drenagem cirúrgica. 

O que é: Produção excessiva de suor, descontrolada e anormal, mais comum em axilas, mãos e pés. Tratamento: Antitranspirantes especiais, medicamentos orais, iontoforese e, o mais eficaz, a aplicação de toxina botulínica na região afetada. 

O que é: Crescimento excessivo de pelos em mulheres, em áreas típicas masculinas. Tratamento: Uso de medicamentos orais para controlar os hormônios androgênios e métodos de remoção de pelos, como o laser. 

O que é: Infecções virais que causam vesículas (bolhas). Simples é comum em lábios e genitais; Zoster (cobreiro) é a reativação do vírus da catapora. Tratamento: Medicamentos antivirais específicos (via oral ou tópica) para diminuir a duração e a intensidade do surto. 

O que é: Doença inflamatória crônica que causa placas vermelhas, espessas e descamativas na pele. Tratamento: Uso de medicamentos tópicos (corticoides, vitamina D), fototerapia ou medicamentos sistêmicos (imunossupressores e biológicos) em casos moderados a graves. 

O que é: Cicatriz elevada, endurecida e que cresce além dos limites da ferida original. Tratamento: Injeções intralesionais de corticoides, compressão, excisão cirúrgica (combinada com outras terapias) ou laser. 

O que é: Lesões contagiosas causadas pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV). Tratamento: Destruição das lesões por métodos como cauterização química, eletrocoagulação, criocirurgia (nitrogênio líquido) ou excisão. 

É uma doença autoimune que causa a perda da pigmentação da pele, resultando no surgimento de manchas brancas de diversos tamanhos, devido à destruição dos melanócitos. 

O que é: Lesões não cancerosas da pele. Tratamento: Geralmente a remoção é por motivos estéticos ou funcionais, utilizando-se eletrocauterização (acrocórdons), excisão cirúrgica (cistos) ou laser/medicamentos (hemangiomas)

Mais que dermatologia, cuidado com você!com você! Mais que dermatologia, cuidado com você!

Durante a consulta, a especialista avalia de forma individual o histórico de saúde, sintomas do paciente. A partir dessa análise, é possível indicar o tratamento mais adequado para cada caso, de forma personalizada e segura.

© 2025 Clinica Celia Trajano Ltda 57.258.476/0001-44 
|
Todos os direitos reservados |
Desenvolvido por @Marketizesseoficial

© 2025 Clinica Celia Trajano Ltda 57.258.476/0001-44 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por @Marketizesseoficial